Correio Popular Notícia



Futuro de Complexo Portuário e Industrial é discutido

Data da notícia: 04/04/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130404-212.jpg[/IMG](Da Redação) Na última segunda-feira (1º), o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, Ricardo Sá, se reuniu com o senador Valdir Raupp e os secretários de Desenvolvimento Social, Emerson Castro, e de Estradas de Rodagem, Lúcio Mosquini, para debater sobre a construção do Complexo Portuário e Industrial Rio Madeira.
Durante o encontro, foram discutidas questões ligadas ao acesso (Via Expresso Porto) e elaboração de projeto básico e executivo do novo porto. Sobre a construção do novo porto, Ricardo Sá foi enfático ao afirmar que o novo Porto Público que será construído a 21 quilômetros, à jusante do atual porto, tem a responsabilidade de continuar contribuindo para o fortalecimento do Estado. ?estamos planejando um novo porto que suporte o crescimento econômico do norte do Brasil para os próximos trinta anos?, enfatizou Sá.
Em se tratando de fomento à navegação e as atividades portuárias, o presidente da Soph ressaltou o leque de oportunidades que se abre com a construção do novo porto. As vantagens já começam com a ampliação da área do complexo portuário. Hoje, o atual Porto Organizado de Porto Velho tem uma área de 18,27 hectares. O novo terá uma área de 150ha e ?estará pronto para operar com todos tipos de cargas como granéis sólidos, soja, milho e minérios, granéis líquidos, derivados de petróleo de todos os tipos, transporte de carros e carretas, transporte de contêiner, cargas gerais e refrigerados, carne e frios em geral" , adiantou Ricardo Sá que destacou a importância do empenho do Governo do Estado e da bancada federal neste projeto.

EXPRESSO PORTO - O engenheiro Lúcio Mosquini, por sua vez, falou sobre a construção do Rodo Anel chamado de Expresso porto, que irá tirar o trânsito das carretas carregadas que circulam dentro da cidade e que será deslocado para o novo complexo portuário. ?O ganho com essa mudança de tráfego não só irá garantir a fluidez do trânsito como também irá conferir mais agilidade e rapidez nas operações de carga e descarga dos produtos?, pontuou.
Para o senador Valdir Raupp, o novo empreendimento que terá investimentos de aproximadamente R$ 200 milhões, traz excelentes perspectivas econômicas para Rondônia, uma vez que irá atrair uma gama extensa de empresas para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que também fará parte do novo complexo.
A Amaggi está em fase de conclusão da terraplanagem da área onde o novo complexo será construído. As obras devem começar em Julho. A estimativa é concluir o porto privado em Outubro de 2014. Já a construção do porto público ainda depende da conclusão do projeto básico e executivo. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1364 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.